domingo, 22 de novembro de 2009

Tractatus logico-philosophicus

Vinte dias depois e voilà que me sento pra rabiscar algo. Ufa !! Cheguei e estou bem. Agora estou okey. Mas não desejo os meus cinco primeiros dias pra Seu Ninguém. E os motivos são óbvios: a pororoca do idioma (e olha que eu achava que sabia), o quarto novo, a universidade, o gênero das palavras que sempre muda (a quarto, o conta no banco, o coragem, o nuvem, etc), a afetação gentil dos gauloises (1) , a tentativa desesperada de estabelecer uma rotina, seja ela qual for, etc.

Na verdade eu nem tive tempo pro deslumbre. A cidade é de fato linda. Muito linda. Impressionantemente linda. Um deslumbre??! Mas ainda não saí pra curtir de verdade o bom ar europeu. Mas vou fazê-lo, pois já comprei ingressos pro show do Massive Attack, banda incrível de trip hop dos anos 90. Será num prédio antiquo-moderníssimo, ao lado da minha casa (isso é porque não estou deslumbrado, né). Comprei ingresso também pra uma sessão de cinema mudo, com o acompanhamento da orquestra de Lyon, e, pro mesmo festival de cinema, cravei um lugar na sessão de encerramento que terá a presença do chato do Clint Eastwood (vale pela pompa...).

Tenho muito a fazer. Étudier le français é prioridade e, claro, os textos teóricos. Muita burocracia a resolver, muito papel, muuito papel. E achei que os brasileiros é que eram burocráticos! Por isso, não tenho tido muito tempo livre, mas é só uma questão de me organizar...

É bom adiantar que tenho matéria-prima para várias crônicas, mas acho que não to inspirado o suficiente, ainda, para divagar. No entanto devo adiantar que dois fatos marcaram meus primeiros dias: o assassinato de duas aparentemente assassinas aranhas (só depois me dei conta de que provavelmente era um charmant (2) casal francês que passeava sub-repticiamente pelo meu quarto) e, segundo episódio, o desentupimento do ralo do banheiro. Nada disso encontrei nos manuais, tive que me virar. Achei um absurdo. Nadica en rose.

De qualquer forma, estou dando sinal de vida. E, nessa vida de escoteiro, o melhor é que o pior vem, mas sempre vai. É uma espécie de game em que você vai se superando a cada fase: 10 pontos se souber perguntar no mercado onde fica a prateleira de sopas prontas (como se diz mesmo ``caixinha de sopa pronta??``); 20 se souber diferenciar bonjour de bonne journée de bonsoir de bonné soirée. É um quedequedequê de não-sei-o-quê que me valha, ó bom deus. Mas é legal. Palavra de escoteiro.

Hoje é domingo, faz sol e vou estudar minha liçãozinha de francês. Caso contrário, corro o risco de falar branler (3) em vez de brancher (4) e, triste fim, pego o meu banquinho e, sem pompa nem glória, volto rapidinho pra minha terrinha tupiniquim onde cantam o chitãozinho e o xororó. Assim assim: rapidinho. E viva o ano do rubito na França (5) . (Dom. 27 Sept./09)

1. gauloises: franceses (gauleses)
2. charmant: charmoso
3. branler: masturbar
4. brancher: ligar, conectar.
5. Adoro as notas de rodapé. Dão um ar de tractatus logico-philosophicus ao texto. Chic !

Um comentário:

  1. massive attack? que isso tio rubens? muito melhor eh o velho e vom chitãosinho e xororó aAIUSHAIUSH

    ResponderExcluir

viva os comentários indiscretos.